• Decibéis
  • »
  • Ciencia
  • »
  • BPM e sua influência musical nos exercícios físicos dos seus clientes

BPM e sua influência musical nos exercícios físicos dos seus clientes

Você sabia que o ritmo da música pode influenciar a performance e o rendimento dos seus clientes na academia?

Alguns pesquisadores realizaram estudos que mediam a performance dos alunos durante o treino ao escutar músicas com ritmos acelerados e lentos.

Ao praticar exercícios, nosso coração chega a ter picos, geralmente, de 160-170 BPM. De forma semelhante, as batidas das músicas também podem ser medidas assim com os BPMs. De acordo com a pesquisa, músicas que contam com um ritmo acelerado nos ajudam a elevar nossa motivação e podem até melhorar o humor.

Ainda neste estudo, os pesquisadores fizeram o estudo com um grupo de mulheres para atividades físicas entre treinos aeróbicos e de musculação. Elas tinham de realizar os movimentos sob influência de diferentes ritmos: em silêncio, depois de escutar uma música com batidas lentas, com 90 a 110 BPM; médias, com 130 a 150 BPM; e rápidas, com 170 a 190 BPM.

Após esses testes, chegaram a seguinte conclusão: as canções mais aceleradas ajudam a melhorar a força de vontade para realizar a atividade, a motivação e o humor durante a prática. Além disso, as canções ajudaram as participantes a distraírem-se da fadiga e desconforto causado pelo esporte.

Este estudo mostra o quanto é importante escolhermos as músicas certas na hora de montar a playlist de uma academia.

Você tem levado em consideração o BPM das músicas das suas playlists?